Welcome, choose your language!
Bienvenido, elija su idioma!
Willkommen, wählen Sie Ihre Sprache!
Bienvenue, choisissez votre langue!
ようこそ、あなたの言語を選択します!

15 de março de 2011

CERN - Primeiras colisões de partículas a velocidade da luz

GENEBRA | Qui Abr 14, 2011 11:46 BRT
(Reuters) - Os cientistas do CERN disse segunda-feira eles realizaram suas primeiras colisões de partículas a velocidade da luz do ano no fim de semana, retomando suas investigações sobre as origens do cosmo, no centro do Large Hadron Collider (LHC).


"Começou até bem, com feixes estáveis. Somos mesmo um pouco antes do previsto, após a pausa de Inverno", o porta-voz James Gillies disse à Reuters.

Oliver Buchmueller, um físico de ponta sobre o projeto de US $ 10 bilhões, disse que a prioridade de topo em 2011 e 2012, seria uma evidência descoberta da super simetria, dimensões extras, a matéria escura, a produção de buraco negro eo boson indescritível de Higgs.

Estes conceitos e idéias estão em novas fronteiras da investigação científica como ela empurra para os reinos do que foi outrora a ficção científica, dando um novo impulso à cosmologia e teorias sobre se o universo conhecido é sozinho, ou um de muitos.

Os cosmólogos, como o britânico Steven Hawking, físico e matemático EUA Brian Greene, está olhando para o LHC para transformar-se, pelo menos, fortes indícios de que havia um outro universo antes do Big Bang, ou que existem outros em paralelo ao nosso.

CERN - de 21 países, a Organização Europeia de Pesquisa Nuclear, perto de Genebra, na fronteira suíço-francesa - começou o que chama de "Nova Física" no LHC gigante subterrâneo em 31 de março do ano passado, um projeto que poderia durar até a próxima década .

Após oito meses de operações intensivas, o LHC foi interrompido em 06 de dezembro para manutenção em seus equipamentos complicados.

Nos 27 km (17 milhas) do túnel quase circular subterrânea, partículas minúsculas são esmagadas criação de milhares de mini-explosão como o Big Bang de 13,7 bilhões de anos atrás, que levou à formação do universo conhecido e tudo na mesma.

Informação sobre o período de criação

Essas explosões são monitorados e analisados ​​por quatro equipas de investigação no CERN e por cientistas do mundo inteiro que estão procurando por novas informações sobre o período de criação primordial.

Com o encerramento agendado ainda este ano do semelhante, mas menor colisor Tevatron, do Fermilab, perto de Chicago, o CERN é o foco de investigação a nível mundial nesta área.

Inicialmente o interesse de ambos os centros centrado em encontrar o bóson de Higgs, uma partícula cuja existência foi posta uns 35 anos atrás, como o agente que fez a matéria criada pelo Big Bang para a massa que se tornaram estrelas e planetas.

Enquanto o Higgs continua a ser um alvo fundamental no CERN, os cientistas do centro estão agora sugerindo que, em meados da década - apesar de desligamento de um ano do LHC em 2013 - mais deve ser conhecido em tópicos uma vez deixou para escritores de ficção científica.

Buchmueller está olhando para ver a prova da super simetria - apelidada SUSY - que permite a existência de duplas invisível de partículas básicas que poderia explicar a existência da matéria escura Acredita-se que compõem um quarto do universo conhecido.

Mas SUSY, se a sua existência é estabelecida, poderia também oferecer apoio para as idéias, muitas vezes contestado da teoria das cordas que permite que durante pelo menos seis dimensões mais do que o conhecido quatro - comprimento, largura, profundidade e tempo.

Os defensores da teoria como Greene, que acaba de publicar um livro - a realidade escondida - sobre as perspectivas que abre, argumentam que ele permite a existência de múltiplos e, talvez, sempre multiplicando universos.

(Reportagem de Stephanie Nebehay e Tim Pearce)

0 comentários:

Postar um comentário

O seu comentário será moderado a primeira vez que você faz como se você incluir links. De lá não ser necessário se você usar os mesmos dados e manter sua sanidade. Não serão publicados insultos, difamação ou desrespeito para os leitores e comentadores neste blog.

Related Posts with Thumbnails