Welcome, choose your language!
Bienvenido, elija su idioma!
Willkommen, wählen Sie Ihre Sprache!
Bienvenue, choisissez votre langue!
ようこそ、あなたの言語を選択します!

2 de março de 2010

Terremoto do Chile deslocou o eixo da Terra e encurtou o dia! (NASA)

O terremoto que matou mais de 700 pessoas no Chile, em 27 de fevereiro, provavelmente, deslocou o eixo da Terra e encurtou o dia, disse o cientista da NASA (National Aeronautics and Space Administration).

Os terremotos podem implicar a transferência de centenas de quilômros das rochas por vários metros, mudando a distribuição da massa do planeta. Isso afeta a rotação da Terra, disse Richard Gross, geofísico do Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia, que usa um modelo de computador para calcular os efeitos.
"A duração do dia deve ter começado mais curto por 1,26 microssegundos (milionésimos de segundo)," Gross, disse hoje em um e-mail no qual respondeu às perguntas e disse "O eixo sobre o qual a massa da Terra é equilibrada deve ter movido por 2,7 milisegundos (cerca de 8 centímetros ou 3 polegadas)."

As mudanças podem ser modeladas, mas são difíceis de detectar fisicamente devido à sua pequena dimensão, disse Gross. Algumas mudanças podem ser mais evidentes, e as ilhas podem ter mudado, de acordo com Andreas Rietbrock, professor de Ciências da Terra da Universidade de Liverpool do Reino Unido, que estudou a área impactada, embora não desde o último tremor.

Related Posts with Thumbnails