Nesta semana, um meteoro caiu e foi visto e gravado por 4 estados nos EUA. Também há um mistério! Até então, não se sabe onde caiu pois não encontraram no solo a cratera (Veja a foto abaixo, com a cratera do meteoro que caiu no Peru!). Mas este evento não é raro e vários outros foram registrados. É incrível ver a força e a luminosidade de cada um deles.
Veja o vídeo abaixo com a queda do meteoro e até chuvas de meteoros caindo nas metrópoles.
O que é um meteoro?
Qualquer fenômeno físico que ocorre na atmosfera terrestre: chuva, granizo, neve, vento, aurora boreal, relâmpago, trovão, estrela cadente etc. O meteoro produz um fenômeno luminoso devido ao atrito de seu corpo sólido com os gases da atmosfera terrestre. Os que estão mais longe se chamam asteróides ou cometas. As estrelas cadentes são meteoros localizados a cerca de 100 km de distância da Terra, começando a entrar nas camadas mais densas da atmosfera. O atrito é tão grande que a rocha fica incandescente. Se o risco de luz se apagar logo, é sinal de que o atrito foi tão poderoso que reduziu o meteoro a poeira. As pedras que não se desintegram batem na Terra em no máximo dez segundos, a uma velocidade de até 180 mil km/h. Mas isso depende do ângulo da sua trajetória. Quando entra exatamente na perpendicular, um corpo desses chega ao chão em menos de três segundos.
A foto ao lado, é de um meteorito que caiu na noite de sábado, 17 de setembro de 2007, na região peruana de Puno, perto da fronteira com a Bolívia, formando uma cratera de 30 metros de diâmetro e seis de profundidade, informou hoje a imprensa local. Um objeto luminoso caiu pouco antes da meia-noite de anteontem no povoado de Carancas, na província de Chucuito, cerca de 1.300 quilômetros ao sul de Lima.